"O que nós somos
é o presente de Deus a nós.
O que nos tornamos
é o nosso presente a Deus."
Eleanor Powel
Eleanor Powel
Não importa quão duro seja o seu trabalho, nunca vá dormir sem dar a Deus a mais profunda atenção. Você não morrerá; mas morra por Deus, se necessário.
A maior de todas as tarefas é lembrar-se de Deus. A primeira coisa a fazer de manhã é meditar nEle e pensar em como você pode dedicar a vida ao Seu serviço, de modo que, durante todo o dia, você estará cheio de Sua alegria.
Ao meditar, mergulhe sua mente em Deus. E quando estiver trabalhando, coloque aí todo o seu coração. Mas, assim que terminar, volte sua mente ao Senhor. Quando aprender a praticar a presença de Deus em todos os momentos em que estiver livre para pensar nEle, então, mesmo no meio do trabalho, você estará consciente da comunhão divina.
Qualquer que seja a direção em que se gire uma bússola, seu ponteiro indicará sempre o norte. Assim é o verdadeiro yogue. Ele pode estar imerso em muitas atividades, mas a sua mente está sempre no Senhor. Seu coração constantemente canta: "Meu Deus, meu Deus, o mais querido de todos!"
Não há outro modo de encontrar o amor de Deus que não seja entregar-se a Ele. Domine a sua mente para que você possa oferecê-la a Ele.
Se Deus me dissesse hoje: "Volta para casa!", sem qualquer hesitação eu deixaria todas as minhas obrigações aqui - a organização, os edifícios, os projetos, as pessoas - e me apressaria em obedecer-Lhe. Tomar conta do mundo é a responsabilidade de Deus. Ele é o Executor, não você ou eu.
Lembre-se de orar: "Amado Pai, quaisquer que sejam as condições que eu tenha que enfrentar, sei que elas representam o próximo degrau na minha evolução. Aceitarei de bom grado todos os testes, porque sei que dentro de mim estão a inteligência para compreender e o poder para superar."
Quando vires um lindo pôr-do-sol, pensa contigo mesmo: "É Deus pintando o céu". Ao fitar o rosto de cada pessoa que encontrares, pensa interiormente: "É Deus que assumiu esta forma". Aplica esta linha de pensamento a todas as experiências: "O sangue no meu corpo é Deus; a razão na minha mente é Deus; o amor em meu coração é Deus; tudo o que existe é Deus".
Por onde quer que a tua mente perambule no labirinto das miríades de pensamentos mundanos, pacientemene leva-a de volta à lembrança do Deus interno. Com o tempo tu O acharás sempre contigo - um Deus que fala contigo na tua própria linguagem, um Deus que te observa de cada flor ou folha de grama.
E então dirás: "Sou livre! Estou vestido com o manto diáfano do Espírito; estou voando da terra ao céu em asas de luz". E que alegria consumirá o teu ser!
Como é fácil preencher o dia com tolices e como é difícil ocupá-lo com atividades e pensamentos que valham a pena! Contudo, Deus não está muito interessado no que estamos fazendo, mas no que estamos pensando. Cada um tem uma dificuldade diferente, no entanto Deus não aceita desculpas. Ele quer que a mente do devoto esteja absorta nEle, apesar de quaisquer circunstâncias adversas.
Não pode haver desculpas para não pensar em Deus. Dia e noite, girando no fundo da tua mente: Deus! Deus! Deus! [...] Quer estejas lavando pratos, cavando uma valeta, trabalhando num escritório ou num jardim - qualquer que seja a tua atividade - diz internamente:
"Senhor, manifesta-Te a mim!
Tu estás aqui mesmo.
Tu estás no sol.
Tu estás na relva.
Tu estás na água.
Tu estás nesta sala.
Tu estás no meu coração".
Ore a Ele: "Senhor, Tu és o Mestre da criação, por isto eu venho a Ti. Não desistirei jamais, até que fales comigo e me faças perceber a Tua presença. Não viverei sem Ti."
Embora eu esteja planejando e fazendo coisas neste mundo, tudo tem por objetivo agradar o Senhor. Eu me ponho à prova; mesmo trabalhando, sussurro interiormente: "Onde estás, Senhor?" e o mundo inteiro se transforma. Não há nada além de uma grande Luz e eu sou uma pequena bolha nesse Oceano de Luz. Tal é a alegria da existência em Deus.
Deus é acessível. Falando com Ele e ouvindo Suas palavras nas escrituras, pensando nEle, sentindo Sua presença na meditação, verás que gradualmente o irreal se torna real e o mundo, que te parece real, será percebido como irreal. Não há alegria igual a esta percepção.
O Senhor conhece o curso dos nossos pensamentos. Ele não Se revelará a nós enquanto não Lhe tivermos rendido o nosso último desejo terreno; enquanto não Lhe tivermos dito: "Pai, guia-me e possui-me".
"Que cada ato da minha vontade seja impregnado com Tua vitalidade divina. Ornamenta com Tua graça todos os meus conceitos, expressões e ambições. Ó Divino Escultor, cinzela a minha vida segundo o Teu desígnio!"
"Senhor, minhas mãos e meus pés estão trabalhando para Ti. Tu me deste um determinado papel para desempenhar neste mundo, e tudo o que faço é para Ti."
Renda-se a Deus e você verá a sua vida transformar-se numa linda melodia. Se você procurar fazer tudo com a consciência voltada para Deus, verá com alegria que cada dia Ele estará escolhendo determinadas tarefas para você executar.
Paramahansa Yogananda
Nenhum comentário:
Postar um comentário